Como organizar uma festa com pouco orçamento

Por Doce Festas em 25/04/2019
Como organizar uma festa com pouco orçamento

Verba limitada não é motivo para deixar de festejar, a menos que não seja possível mesmo ou caso a família não faça questão de comemorar.  Costumo falar que o mais importante na celebração é o amor envolvido em cada detalhe e isso não depende de dinheiro, concorda?

Nem que seja só um bolinho, dá para fazer um bolinho charmoso, uma festa acolhedora e muito afetiva. Isso vale tanto para as mamães festeiras, que colocam a mão na massa e fazem tudo por conta própria, quanto para os profissionais de eventos que se deparam diariamente como o limite nos orçamentos.

Há muitas pessoas que querem festejar e não podem ou não querem gastar muito. É realmente mais desafiador fazer uma festa com pouco orçamento, porém, é plenamente possível. Confira a seguir algumas dicas (comprovadas) de como organizar uma festa com orçamento baixo.

Respeite o teto de gastos

Se há um orçamento definido, procure respeitá-lo. Não se distancie da programação financeira e faça o possível para não exceder os gastos. Use o próprio orçamento para fazer o planejamento da festa. Caso surja algum imprevisto ou algo novo que você queira acrescentar, a melhor maneira de não estourar o limite é fazer substituições.

Estabeleça prioridades

Se você não quer estourar o orçamento inicial, estabeleça prioridades e mantenha o foco. O mundo festeiro tem muitas possibilidades, mas se você não aprender a priorizar, vai pirar diante de tantas opções. Cuidado para não correr o risco de fazer várias lembrancinhas e, até mesmo, acabar colocando coisas que você nem faz questão só porque estão na moda.

Use ferramentas para se organizar

Definitivamente ninguém consegue ficar dentro do orçamento se não se organizar previamente. Para te ajudar na missão de organizar a festa sem sair da linha, use ferramentas como agenda, checklist de tarefas, aplicativos gerenciadores, calculadora, planilhas, etc.

Faça uma festa adequada ao orçamento

A regra de ouro é adequação. O porte da festa deve acompanhar o orçamento. Se a verba é mínima, a matemática é simples: diminua a celebração. Faça uma festa em casa, aposte numa decoração mais minimalista, reduza o número de convidados, dispense o luxo, mas abuse do amor.

Saiba comprar

Escute bem, amigo festeiro. Seja você profissional ou amador, um dos princípios mais importantes para economizar na festa e se manter dentro do orçamento é saber comprar. Faça uma lista de compras, pesquise e compare preços, negocie descontos, anote as despesas. Nada de jogar comprovantes fora! É indispensável calcular o que você vai precisar de acordo com o número de convidados. Outra atitude fundamental é tomar cuidado com os parcelamentos no cartão. A festa passa e a dívida fica! Só use o crédito de forma consciente e planejada.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..